domingo, maio 25, 2008

Sessão 15/05/2008

Rastros de Ódio (The Searchers - EUA - 1956 - 118 min.) Direção: John Ford. Com: John Wayne, Jeffrey Hinter, Vera Miles, Ward Bond, Natalie Wood, John Qualen, Olive Carey, Henry Brandon, Ken Curtis, Harry Carey Jr. Antonio Moreno

Ride Away
(Stan Jones)

What makes a man to wander?
That makes a man to roam?
What makes a man leave bed and board
And turn his back on home?
Ride away, ride away, ride away.
-
A man will search his heart and soul
Go searchin' way out there
His peace of mind he knows he'll find
But where, O Lord, Lord where?
Ride away, ride away.
-

Comentário dos Editores:

È difícil escrever alguma coisa sobre "The Searchers", pois este filme já foi estudado e dissecado, pelos maiores críticos, professores, alunos que fizeram teses de mestrado e doutorado e etc. Existem vários fóruns na internet sobre este filme. É muita pretensão querer ver alguma coisa nova. Mas não vamos nos preocupar aqui no que já disseram, o que escreveremos com certeza alguém já escreveu ou falou, nada tem de novo.

Inicialmente vamos colocar as dúvidas que não soubemos explicar nesse grande filme.


1) Porque John Ford escolheu mais uma vez o Monument Valley, no Utah como seu cenário, quando a ação se passa no Texas, Novo México e Oklahoma?. Todos sabem onde ficam aquelas paisagens, que mostram um deserto com grandes blocos de terra isolados esculpidos pela natureza. A sensação que nos desperta é que aqueles blocos vigiam a solidão dos personagens e todas as suas angustias. Será para mostrar que os personagens andam, andam e não saem do lugar e nem mesmo estão onde pensam que estão?

2) Ethan, (por acaso este nome bíblico, do antigo testamento, significa; sólido, forte, constante e persistente) chega à casa do irmão Aaron com a farda de sargento dos Estados Confederados, derrotado na Guerra de Secessão que já terminou há 3 anos. Troca olhares apaixonados com a cunhada Martha.Vem com uma pequena fortuna em dinheiro de mais de US$ 3600,00, que dá para o irmão a troco de despesas de hospedagem. Eles conversam de um passado que não nos é retratado, nem diz onde esteve e o que fez depois que terminou a guerra. Perguntamos, esse passado não seria importante para definir a angústia de Ethan?

3) No dia seguinte, chega um grupo chefiado por um antigo capitão Confederado, que virou reverendo e capitão dos Texas Ranger, entidade do novo país. Vem acompanhado de um grupo onde está o velho rastreador Mose, que falará todo tempo por metáforas que só os personagens do filme conseguem entendê-lo. Por exemplo:

MOSE - Os índios sim Sra. Edwards. Caddos ou Kiowas. O velho Mose sabe. Sim, senhor.
ETHAN em seguida fala - Pode ser que este velho idiota não esteja tão errado. Pode ser coisa dos comanches.
MOSE - Palavras gentis, Ethan. Obrigado pela gentileza

Mais tarde Ethan encontrando uma flecha cravada em um boi, se vira para Mose e diz
- Caddos ou Kiowas, heim? E continua falando. Só uma tribo usa uma lança como essa..
Moses responde - Nada de Caddos ou Kiowas.. Comanches é claro!

Ethan tinha decifrado isso anteriomente.




4) Porque Aaron e Martha colocam Debbie para fora, através da janela para ficar encostada na placa da sepultura da avó. Na placa está escrito:

"Aqui jaz Mary Jane Edwards assassinada pelos comanches em 12 de maio de 1852, uma boa mulher e mãe em seus 41 anos de vida"

Quem era Mary Jane? Mãe de Ethan e Aaron?

5) Porque o cacique Scar tem olho verde, e o ator que o interpreta é o Henry Brandon, que nasceu em Berlin, tem as feições de um ariano puro. Pergunto é mestiço? Provavelmente, se baseado na lendária história da jovem Cynthia Ann Parker (mãe do líder comanche Quanah Parker), que em 1836 foi raptada no Texas por guerreiros Comanches. Ele usa um berrante para chamar seus guerreiros, ou começar um ataque. Os comanches usavam este recurso, tão comum nas tropas de infantaria dos exércitos através de seus clarins?


6) John Ford cometeria o erro de continuidade que é: Marty está caminhando a pé sozinho, e por ele passam correndo 5 cavaleiros, chefiados pelo Reverendo Clayton, que estavam há pouco com ele. Seus cavalos não se cansaram como o o de Marty. Ele grita "Tio Ethan", em seguida aparecem Ethan e Mose que vem em sentido contrario, indo em direção a casa de Aaron e Mose diz sem parar:
"- Da próxima vez obedecerá ao seu tio Ethan." Ethan tinha falado para Marty que os cavalos estavam cansados e precisavam descansar. Perguntamos porque só o do Marty que se cansou?
Realmente acreditamos que esses recursos aí usados na montagem fazem parte da linguagem de cinema, inclusive a cena seguinte mostra a chegada de Marty, a pé, junto com o tio a cavalo à casa de Aaron, que está em chamas.
Merece aqui destacar isto não é dúvida, é constatação: a variação da cor do céu, da hora em que a família Edwards percebe que vai ser atacada até a chegada de Ethan é simplesmente fantástica, vai do vermelho do crepúsculo até a claridade do luar, de uma lua cheia que não aparece.

7) Continuando a busca, quando encontram os comanches o grupo tenta roubar seus cavalos, a cena é feita em um pequeno cenário totalmente artificial. É cedo, tem uma pequena névoa, um riacho raso, as plantas não se mexem, toda essa seqüência é feita em planos médios. Tudo é falso. Perguntamos, é simplesmente um recurso de Hollywood, ou Ford tem aí a necessidade de mostrar a fantasia?



8) Os índios os cercam ao longo desses grandes monumentos de terra do "Monument Valley". Eles correm para chegar a um rio próximo, que não se vê, para atravessá-lo. Os comanches, são muitos e estão muito próximos mas não atiram e eles conseguem transpor o rio. Os primeiros comanches que chegam ao rio não conseguem segui-los e caem de seus cavalos. Em seguida, os índios depois de se prepararem para guerra, tentam atravessar, mas o grupo os rechaça. Na retirada dos índios, Ethan quer continuar a atirar, mas o reverendo não deixa e diz:
- Não, deixe-os cuidar dos que se feriram e morreram
Mas quando a câmara mostra o grupo de índios, não se vê nenhum corpo caído ao chão ou boiando no rio, ou um cavalo sem cavaleiro. Mais uma vez Ford nos engana?

9) Pouco depois Ethan, Marty e Brad encontram Scar e sua tribo nômade. Brad descobre que Lucy está morta, tenta revidar e é morto pelos comanches, mas Ethan e Marty não se aproximam e perdem a trilha. Por quê perdem a trilha, já que os estão seguindo tão de perto?





10) Os dois retornam à casa, o terreno está coberto de neve. Laurie fica eufórica com a volta de Marty, como antes, Lucy o agarra Brad e o beija do lado da mãe. Pergunto esta atitude fogosa das meninas era comum nas meninas do interior do Texas, no século XIX, ou Ford trazia o comportamento feminino para a década de 50, do século 20? Acreditamos na 2ª hipótese e mais uma vez Ford nos estaria enganando, ou nos mostrando que toda a sua história pode se passar nos dias atuais em qualquer lugar.

11) Depois do encontro com Jerem Futterman, que diz o paradeiro de Scar, Ethan e Marty vão acampar para dormir à oite perto no campo. Esta seqüência é de novo feita em estúdio, cenário totalmente artificial ao contrário das cenas do "Monument Valley". É noite, a noite americana tão bem explorada por Truffaut, as árvores não se mexem, as pedras parecem de papelão. É toda filmada em planos médios. Ethan prepara uma armadilha para o Sr. Futterman que vem roubá-lo, e o mata, assim como seus dois comparsas, todos com tiro pelas costas. De novo Ford nos quer dá impressão de Fake?

12) Laurie recebe uma carta de Marty, a leitura desta carta dura 16 minutos, mas Ford usa este recurso para mostrar os anos de procura por Scar. Em grande parte, com muito humor. Como a seqüência de escambo com os índios, em um posto indígena, com bandeira americana e tudo mais, onde Marty troca dois chapéus por um cobertor e não sabia que iria vir junto uma índia. Chamanos atenção que o cacique está sentado em uma cadeira de balanço. Mas pergunto porque Marty tenta vender antes duas rosetas de seda azul de 1º prêmio de um Lard Type Hog, tipo de porco rico em banha. Será que já existiam estes prêmios no século XIX? E quem ganhou iria se desfazer? Acredito que é mais uma brincadeira de Ford que tenta o filme todo quebrar a seriedade da história. Assim como a imposição do branco sobre o índio. Este posto tão distante de casa também está no "Monument Valley"






13) Depois de encontrar uma grande manada de búfalos, em uma paisagem tão diferente dos estados onde se passa a história, eles escutam a passagem de uma tropa de infantaria, eles não a encontram, mas Ford faz questão de mostrá-la atravessando um pequeno riacho coberto de gelo. Faço mais uma pergunta, por que ele procura um cenário tão diferente do local da história? É tão inóspito, e dá uma grande sensação de tristeza. A dupla continua andando na neve cada vez mas alta e chegam a um acampamento comanche. Grande parte da tribo tinha sido exterminada pelos soldados, inclusive "Olhe" a esposa comprada de Marty.

14) Ainda na carta, Marty relata sua ida a um acampamento do exército yankee. Neva muito. Aparecem índios em fila como estivessem sendo presos se dirigindo para um prédio, como em um campo de concentração. Junto com Ethan foram ver algumas mulheres brancas que foram capturadas com os comanches,. Debbie não esta lá. Um soldado comenta:
- Difícil acreditar que são brancas.
Ethan responde - Elas não são mais brancas. São comanches.




E as olha com um olhar que é uma mistura de pena e de ódio.

E Laurie termina de ler a carta. Mas uma pergunta, para Ford os índios são os bandidos?

15) Mais uma vez eles estão no Novo México, em um bar encontram, Mose que lhes apresenta um mexicano que sabe onde está Debbie. Seu nome é Emilio Gabriel Fernandez y Figueroa, este nome é mais uma brincadeira de Ford o nome junta dois mestres do cinema mexicano, o diretor Emilio Fernandes (Enamorada) e Gabriel Figueroa ( fotográfo do Emilio Fernandez e Buñuel). O ator é o mexicano Antonio Moreno.
Neste bar, Mose descreve o que é para ele a felicidade:
- Não quero nenhum dinheiro, Ethan. Nada de dinheiro, Marty. Só um teto sobre a velha cabeça de Mose e uma cadeira de balanço perto a lareira. Minha própria cadeira de balanço perto da lareira, Marty.





16) Por fim, Ethan encontra Scar, mas o cenário continua sendo o do "Monument Valley". Dialogo entre os dois:
ETHAN - Fácil saber de onde tirou seu nome.
SCAR leva mão ao rosto onde está uma grande cicatriz de diz:
- Você Grandes Ombros. O jovem, Aquele Que Segue.

Neste encontro se vê alguns escalpos, e a medalha que deu para Debbie está no peito de Scar. Debbie está na tenda como sua esposa.

Ethan e Scar trocam olhares de ódio, mas nada mais acontece. Após o encontro Ethan segue com Marty para beira do riacho, à espera do dia seguinte para negociar com o comanche. Pergunto: Por que Scar e seus homens não cercam Ethan e o matam? Será que Jonh Ford precisa mais coisas para aprofundar conhecimento do seu personagem? Pode ser. Debbie aparece, Ethan tenta matá-la, recebe uma flechada envenenada no ombro em vez de tiro. Conseguem fugir e se refugiam em uma pequena caverna e sozinhos, ele e Marty, conseguem rechaçar uma infinidade de índios. Seria inverossímil, ou Ford precisa manter nosso herói vivo para aprofundar mais o conhecimento de sua alma?

17) Ethan está ferido, faz um testamento deixando tudo que é seu para Martin Pawley. Quando este lê se revolta, pois se existe um parente de Ethan é Debbie. Mas como, se ela agora é comanche?


18) Eles retornam para casa abandonando a busca de Scar. Chegam no dia do casamento de Laurie com Charlie McCorry . Coincidência? Não, coisas do cinema.
Ao chegar, Ethan e Marty descobrem que estão sendo procurados por assassinato pelas costas de Jerem Futterman e seus 2 comparsas. Charlie e Marty brigam e
claro que o casamento não se realiza. O Reverendo, capitão Clayton dá ordem de prisão a Ethan, e tira-lhe a arma. Neste momento chega um tenente Greenhill, filho do coronel Greenhill comandante do batalhão que está próximo. Reproduziremos nos comentários o diálogo para mostrar como Ford é sacana (desculpe-nos a palavra mas hoje é tão comum que até é usada em público pelo nosso Presidente da República). Neste diálogo em duas vezes Ethan trata o tenente como filho, e na realidade, o ator que faz o papel do tenente é Pat Wayne, filho de John Wayne.

19) Por fim, os comanches comandados por Scar estão cercados, o cenário mais uma vez é o "Monument Valley" à noite e este diálogo entre Ethan e Marty é fundamental para compreensão do filme e pode passar despercebido, por isso o reproduziremos aqui:
REVERENDO - Apertem suas cilhas. Vamos atacar ao raiar do sol. Tenham certeza de . .
MARTY - Espere um minuto reverendo! Se atacarmos, eles vão matá-la e você sabe disso!
ETHAN - Estou contando com isso.
MARTY - Eu sei que está! Não vai ser deste jeito. Ela está viva e continuará viva.
ETHAN - Estar com comanches não é viver.
MARTY - Melhor do que ter os miolos estourados!
REVERENDO - Filho, sei que é difícil de dizer, mas há coisas mais importantes aqui do que sua irmã.
ETHAN - Claro que há. Vou dizer-lhe algo. Eu não queria falar mas vou. Lembra-se daquele escalpo amarrado na lança de Scar longo e ondulado?
MARTY - Eu vi. Não tente me dizer que era de Martha ou Lucy!
ETHAN - Era da sua mãe.

20) Marty consegue sozinho entrar no acampamento dos comanches, encontra Debbie e mata Scar. Depois Ethan consegue pegar Debbie na entrada de uma caverna, ao invés de matá-la, a eleva no ar como em seu retorno da guerra. Ele entrega Debbie à família Jorgensen. Marty fica com Laurie, e Ethan sai caminhando a pé, para onde não sabemos, Continuará a andar com todas as suas angústias e solidão?

O filme, John Ford critica, em grande parte com humor, como se criaram os Estados Unidos da América, com sua guerra fratícida, onde os derrotados viraram vencedores. Brancos expulsando os índios de seu habitat natural, criando ódio e violência e quebrando todas as suas tradições..




The Searchers" é uma longa caminhada de um soldado de um exercito que já não existe, Ele chega ao Texas, mas não se sabe em que lugar. Ele andará por Oklahoma, Novo México e no próprio Texas, mas nunca sairá do mesmo lugar, todos os lugares são iguais, um deserto com monumentos escarpados de terra vermelha e pedra, como tivessem sempre o vigiando. Ele é o "Big Shoulders" um homem que é um enigma, não tem casa, amigos, amor, somente procura o que não quer achar. Acabaram seu exercito, seu irmão, cunhada querida e sobrinhos, Anda com um rapaz na sua procura. Não se sabe se entre eles existe algum parentesco. Foi Ethan quem o encontrou Marty quando bebê ao pé de uma árvore, essa foi a história que ele contou para o irmão Aaron. É mesmo um mestiço? Quem são os seus pais? Só Ethan sabe e não revelará.

A procura de Marty chegou ao fim. Nosso héroi agora estará sozinho, vai embora, para onde?

Resumindo nosso comentário:




José
(Carlos Drumond de Andrade)

E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
Você que é sem nome,
que zomba dos outros,
Você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?
-

Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?
-

E agora, José?
sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio, - e agora?
-

Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?
-
Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse,
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse...
Mas você não morre,
você é duro, José!
-
Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja do galope,
você marcha, José!
José, para onde?
-

Colocaremos nos comentários vários diálogos do filme, como ilustração.

7 Comments:

Blogger Cineclube Polytheama said...

Apresentamos aqui 2 diálogos de filmes de John Ford que tratam da estratégia indígena.


SANGUE DE HERÓIS (Fort Apache - 1948)

Tenente Coronel Owen Thursday (Henry Fonda - que abreviaremos como HF) olha em frente procurando os apaches, e vira-se para o Capitão Kirby York (John Wayne - que abreviaremos por JW):.

HF- Não vejo nenhum!
JW -ESTÃO ENTRE AS PEDRAS.
HF- Viu-os capitão?
JW - Não preciso. Eu sei.
HF - Como?
JW - Se eu fosse Cochise, seria onde tomaria posição
HF - E aquela nuvem de poeira?
JW - è um truque apache. Mulheres e crianças arrastando arbustos
HF - Muito engenhoso, capitão. Cochise deve ter estudado com Alexandre, O Grande, ou com Bonaparte.
HF - Montem suas tropas. Atacaremos em colunas de quatro . . . .
JW - De quatro? Isso é suicídio.
HF - Cap. York será privado do comando de sua tropa. Não há lugar neste regimento para um covarde.
JW - As ordens Senhor.


RASTROS DE ÓDIO (The Searchers -1956)

ETHAN para Moses - Caddos ou Kiowas, heim? Só uma tribo usa lança como
essa.
BRAD - Pai, o seu touro premiado. Mataram todos.
JORGERNSEN - Nem foi por causa de comida. Por que fariam isso?
ETHAN - ROUBARAM O REBANHO PARA NOS TIRAR DE LÁ. TENTATIVA DE ASSASSINATO. ASSIM, ELES PODEM ATACAR SUA CASA OU A CASA DO MEU IRMÃO.
JORGERNSEN - Mama! Laurie! Por favor, Deus. Por favor, não! Brad! Brad! Filho!
REVERENDO - A casa de Jorgensen está mais próxima, Ethan. Se não estiverem, iremos à sua procura. Vamos, Charlie
MARTY para Ethan - Você vem ou não?
ETHAN - A fazenda fica a 64 km daqui. Os Cavalos precisam descansar e comer.

segunda-feira, maio 26, 2008  
Blogger Cineclube Polytheama said...

DIÁLOGO NA SALA DA CASA, NO RETORNO DE ETHAN, COM MARTHA E AARON, ELES FALAM DE UM PASSADO QUE NÃO TEREMOS ACESSO

ETHAN -Passei pelo Todd antes de vir para cá. O que aconteceu?
AARON -Ele desistiu e voltou à colheita do algodão. Bem como os Jamison. Sem Martha. Ela não deixaria um homem desistir. Ethan, eu vi isto em você antes da guerra. Você queria partir. Você ficou sem um bom motivo. Por quê?
MARTHA - Aaron por favor . . .
ETHAN - Está me pedindo para ir embora agora?
AARON - Você é meu irmão, Ethan. É bem-vindo e pode ficar enquanto quiser. Certo Martha?
MARTHA - Claro que sim.
**ETHAN - Eu vou pagar minhas despesas. Tem 60 pratas aí dentro. E mais do que o dobro aqui em cédulas . São dólares Yankees.
AARON - Estão novas em folha. Não tem qualquer marca.
ETHAN - E daí?

**Texto real - Eu vou pagar minhas despesas. Tem 60 Double Eagle. E mais do que o dobro aqui. São dólares Yankees


Prestem atenção ao detalhe Doublé Eagle era uma moeda de ouro de 20 dólares, logo ele deu 1200 dólares em moedas e mais de 2400 dólares em cédulas, era realmente uma pequena fortuna. Como está traduzido, e imaginando o dólar para os dias atuais era uma besteira de 180 dólares

segunda-feira, maio 26, 2008  
Blogger Cineclube Polytheama said...

DIALOGO ENTRE MARTHA, AARON E DEBBIE, ANTES DO ATAQUE DOS COMANCHES.

Aaron está retirando Debbie pela janela.

MARTHA - Vamos brincar de escapar. Lembra-se de quando se ESCONDIA COM A VOVÓ?
DEBIE - ONDE ELA FOI ENTERRADA?
MARTHA - E você rastejava pela vala bem quietinha, como . . .
DEBIE - Como um ratinho.
AARON - Rápido Martha. A lua está aparecendo.
MARTHA - Não faça barulho e não volte, independente o que ouvir. Promete?
DEBIE - Eu prometo.
DEBIE para o pai - Espere. Posso levar o Topsy?
AARON - Não há tempo. Não há tempo
MARTHA - Aqui está ela, querida. Aqui.
AARON - Agora, abaixe-se e corra!
MARTHA - Querida!

segunda-feira, maio 26, 2008  
Blogger Cineclube Polytheama said...

DIALOGO ETHAN E MARTIN A NEVE:

MARTIN - Por que você não diz logo? Os perdemos e você sabe disso.
ETHAN - Não. Nosso retorno não significa nada. Não a longo prazo. Se ela está viva, está segura. Por enquanto. Vão mantê-la e criá-la como um deles até ela chegar a idade para . . .
MARTIN - Você acha que talvez haja uma chance de ainda encontrá-la?
ETHAN - Um índio persegue algo até achar que chegou a hora. Então ele desiste. Mesma coisa quando corre. Parece que nunca aprende que existe algo como uma criatura que sempre continuará voltando. Então nós os encontraremos no final. Eu lhe prometo. Nós os encontraremos. Tão certo como a rotação da terra

segunda-feira, maio 26, 2008  
Blogger Cineclube Polytheama said...

DIÁLOGO ENTRE ETHAN E JORGENEN E MRS. JORGENSEN NO PRIMEIRO RETORNO

ETHAN - Nós continuamos seguindo-os até a nevasca. Depois perdemos a trilha deles. Não preciso dizer para onde fomos. Forte Richardson, Wingate e Cobb, Posto Anadarko**. O problema é que não sabemos a qual tribo aquele grupo pertencia.
MRS. JORGENEN - Você fez o possível, Ethan.
ETHAN - Deixei o seu filho morrer.
MRS. JORGENEN - Não se culpe por causa disso.
LARS JORGENEN - Foi este pais que matou o meu filho. Por Deus, eu lhe digo, Ethan . . .
MRS. JORGENEN - Agora Lars, acontece que somos texanos. O texano nada mais é do que um humano excluído. Este ano, no próximo e talvez por mais cem. Mas não acho que será para sempre. Algum dia, este país será um ótimo lugar para se viver. Talvez estejamos mortos antes que esse tempo chegue. Hora de dormir.
LARS JORGENEN - Ela era professora, sabe.

**
Fort Rrichardson - No norte do Texas próximo a Jacksboro
Fort Wingate - No oeste do Novo México perto de Galup.
Fort Cobb - Em Oklahoma perto de Anadarko
Anadarko Agency - Em Anadarko

segunda-feira, maio 26, 2008  
Blogger Cineclube Polytheama said...

DIALOGO ENTRE O TENENTE GREENHILL, REVERENDO E ETHAN;

TENENTE - Boa Noite, madame. Capitão Clayton.
Mrs. Jorgensen aponta para ele.
TENENTE - Com licença, madame.
TENENTE se dirigindo para Ethan que está com a farda do Exercito dos Estados Confederados. - Capitão Clayton, senhor.
ETHAN - Não
REVERENDO - Eu sou o capitão Clayton.
TENENTE - Você é o capitão Clayton?
REVERENDO - Sim, sou o capitão Clayton
TENENTE Os cumprimentos do coronel Greenhill, senhor. O coronel quer . . .
REVERENDO - Está com frio na cabeça?
TENENTE - Não, senhor. Tira o quepe e diz: Desculpe-me senhor. Perdão madame.
REVERENDO - Certo, volte para o início.
TENENTE - Os cumprimentos do coronel Greenhill. O coronel quer . . .
REVERENDO - Espere. Quem é esse coronel de que está falando?
TENENTE - Coronel Greenhill é o coronel Greenhill. Comandante . . .
REVERENDO - E vpcê?
TENENTE - Sou o tenente Greenhill, senhor.
REVERENDO - O que o seu pai quer saber? Vamos continue.
TENENTE - Meu pai quer saber . . . O Coronel Greehill quer saber em quanto tempo reúne um batalhão . .
ETHAN - Vire-se filho.
ETHAN - Sim, ele é um infante yankee.
TENENTE - O coronel quer saber em quanto tempo poderia
TENENTE para ETHAN - Eu não gostei disto, senhor.
ETHAN - Só estou brincando, filho.
TENENTE - Ele quer Saber em quanto tempo consegue homens para juntar-se a uma ação punitiva contra os comanches.
REVERENDO - Juntar-se a quê?
TENENTE - Juntar-se a uma ação punitiva. Recebemos informações sobre um grupo de comanches liderados pelo cacique Scar.
ETHAN - Que informações?
TENENTE - Que ele não está longe escondido em algum lugar.
REVERENDO - O que o faz pensar que não está longe?
TENENTE - Ontem, uma patrulha capturou um homem que alegava ser prisioneiro de Scar dois dias antes. Ele falava esquisito mas o trouxemos conosco. Ele disse que vive aqui. Vive mencionando uma cadeira de balanço.
ETHAN - Mose. Mose!

O ator que interpreta o Ten. Greenhill é o Pat Wayne filho de John Wayne

segunda-feira, maio 26, 2008  
Anonymous Anônimo said...

É realmente incrível as filigranas contidas em Rastros de Ódio. A olho nu é quase impossível enxergar tanta coisa.À medida em que vai sendo escavado o filme apresenta sedimentos diversos e surpreendentes, como vocês observaram. É tudo permeado pela ambiguidade, inclusive do Ethan. John Ford, cineasta rigoroso como era, não se descolaria da cronologia, da continuidade sem razão. Talvez ele tenha falado um pouco do CINEMA. O cinema se dá essa liberdade. No cinema a verdade pode ser apresentada pela mentira, pelo falso.John Ford, David Lynch, Kubrick e tantos outros que o digam. Vamos "ride away" com eles.
Bonita e pertinente a analogia com a poesia de Drumond.
Mariza

segunda-feira, maio 26, 2008  

Postar um comentário

<< Home