domingo, maio 11, 2008

Sessão 01/05/2008 - Dia do Trabalho

Aurora Boreal (Northern Lights - EUA - 1978 - 96 min.) Direção: John Hanson e Rob Nilsson. Com: Robert Behling, Susan Lynch, Joe Spano, Marianna Åström-De Fina, Ray Ness, Helen Ness, Helen Ness, Thorbjörn Rue, Nick Eldredge, Jon Ness, Gary Hanisch, Melvin Rodvold, Adelaide Thorntveidt .

Sobre esse filme, só colocaremos a sinopse da contracapa do VHS.


Dakota do Norte, 1915: o estado está em pleno alvoroço. Preços baixos para a safra de grãos, hipotecas com juros altos, especulações com as terras e altíssimas tarifas no transporte pela via férrea são somente partes do sofrimento que passam os trabalhadores do campo. Um pequeno grupo de agricultores, frustrados com a situação a que se encontram, resolvem se unir para instalar um governo de trabalhadores do campo na Capital do Estado.. Então, eles formam uma organização chamada Liga Independente e começam a trabalhar.

Alguns agricultores aderem imediatamente ao movimento, ansiosos em colocar um fim em seus temores. Mas, outros não acreditam na possibilidade de êxito, e resistem a gastar energias numa causa que eles julgam perdida.



Acrescentaremos a fala final do narrador do filme um velhinho de 94 anos fazendo ginástica.

Um dia destes eles irão muito longe e sabem do que estou falando.
Sou um otimista e sei que o bem vem do mal. As coisas mudarão estou certo disso. Eu tenho tempo, posso esperar.


1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Caramba, Lúcia e Julio! Nem 8 nem 80!!! Um comentariozinho de umas 10 linhas viria a calhar.
Eu gostei bastante do filme. Simpatizei com a idéia de focar a ação no quotidiano da comunidade e manter a ação social como um ruído de fundo, que irrompe de quando em vez. Acaba que tanto o humano individual quanto o humano coletivo ficam bem explorados (sem trocadilho).

segunda-feira, maio 12, 2008  

Postar um comentário

<< Home