domingo, fevereiro 24, 2008

Sessão dia 14/02/2008


A Vida e Morte de 9413, um Extra de Hollywood (The Life and Death of 9413, a Hollywood Extra - EUA -1928 - 14 min.) Direção: Robert Florey e Slavko Vorkapich; Com: Jules Raucourt, George Voya, Adriane Marsh, Robert Florey. Filme mudo.

Robert Florey nasceu em Paris, em 1900 e foi para os Estados Unidos em 1921, como um repórter de jornais de filmes franceses, rapidamente teve a idéia de um curta-metragem baseado nas impressões de um ator "um homem comum" que sonha em se tornar uma estrela de Hollywood, mas que o tempo só faz que as suas esperanças se esmigalhem.

Florey, alguns anos depois de sua chegada nos EUA, assistindo a uma apresentação "da Rhapsódy in Blue" de George Gershwin. Florey se inspirou para escrever este filme, das aventuras do seu extra em Hollywood, no ritmo musical da música de Gershwin. Os movimentos e as atitudes que parecessem sincronizar com notas de Gershwin. O roteiro foi realizado no tempo exato, plano a plano, determinando a metragem exata necessária, uma necessidade porque o orçamento de 97 dólares não era um grande orçamento. Este filme, uma história surrealista, mostra com grande influência dos expressionistas alemães e dos vanguardistas franceses

O Raucourt, o 9413 extra de Hollywood, depois de certo tempo não consegue mais nos estúdios de Hollywwod pontas, como costumamos chamar os serviços de um extra, e desempregado, vira um autômato. Acaba morrendo na miséria. No filme sua morte é representada por tesoura cortando película de um filme.

Apesar do escárnio dos colegas, ele sobe ao Céu (representado como a direção oposta de Hollywood), onde o número 9413, ofensivo, é apagado e ele vira anjo. O triste final, se ajusta plenamente à história melodramática do filme e sai como uma sátira aos finais felizes (Happy End) tradicionais de Hollywood.

Na sessão do cineclube, este filme foi apresentado, com a música de Gershwin, substituindo a trilha que jazzística que vinha no DVD original. Acreditamos que quem viu as duas versões, percebeu a enorme diferença, e entendeu melhor a montagem.

Escada de Serviço (Hintertreppe - Alemanha - 1921 - 50 min.) Direção: Leopold Jessner e Paul Leni; Roteirista: Carl Mayer; Com: Henny Porten, William Dieterle, Fritz Kortner.

Carl Mayer no ano anterior tinha escrito Caligari, e neste ano, 1921, fez antes "Destroços"(Scherben) e depois que veio Hintertreppe (Escada de Serviço), com cenários e direção de Leopold Jessner. Este filme foi um exagero de simplicidade. Ele coloca três personagens em movimento:uma empregada absorvida nas atividades domésticas de uma casa: seu amante, que viajará para longe mas promete mandar-lhe cartas: um carteiro, parcialmente paralítico, que tem um mórbido amor pela a moça, que intercepta todas as cartas. Acreditando ter sido abandonada, ela é levada por uma espécie de piedade maternal a procurar o carteiro em seu porão vizinho, e esta visita passa ser uma rotina. Na última visita é interrompida pelo amante que retorna. Na briga que se segue entre os dois homens, o frenético carteiro mata o seu rival com um machado; em conseqüência, a moça, num estado de total confusão, vai para o telhado e se joga na rua.O público alemão, na época, ficou irritado com tal acumulo de violência e miséria.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Essa sessão do dia 14 foi de matar de inveja os que não foram, ou os que não pertencem ao cineclube. Só quem pode dispor do acervo da Polytheama e dos cuidados e do bom gosto das escolhas do Julio, é que tem a oportunidade de usufruir a qualidade e o prazer que estiveram à nossa disposição esse dia. São, o mini-curta e o média metragem, duas pérolas raras.
O que o Julio “esqueceu” de contar é que a versão disponível do 9413 estava adulterada, com a trilha sonora trocada por outra que comprometia bastante o filme que, como dito no texto acima, tem como uma de suas características fundamentais a sincronia entre a imagem e o ritmo de Rhapsody in Blue. Julio então, num ato apaixonado em sua mesa de edição, apagou a trilha espúria e substituiu-a a perfeição pela original, criando a que talvez seja a única versão disponível do filme como pensado pelos diretores. Sorte nossa.

segunda-feira, fevereiro 25, 2008  

Postar um comentário

<< Home